Quando nada o fazia prever, a minha princesinha Miumiu, uma das minhas meninas-gatas, adoeceu gravemente... Depois de uma semana de internamento, teve alta mas o prognóstico é ainda reservado pela incerteza do diagnóstico (sem a minha presença, foi impossível fazer-lhe uma ecografia, pois ela não pode ser sedada... e eu não podia ausentar-me mesmo do trabalho). A dúvida permanece entre colangio hepatite e lipidiose hepática, mas uma coisa é certa: A minha princesa sofre de insuficiência hepática (os valores astronómicos dos indicadores bioquímicos - ou seja, das análises ao sangue - assim o demonstram) e está a passar um muito mau bocado.
Perdeu imenso peso, está apática e comer... nem pensar! Medicá-la e dar-lhe o comer à força por uma seringa dá conta das duas: dela, porque não quer e metade vem sempre fora (durante ou depois); de mim, porque não gosto de obrigá-la, mas se não o fizer ela não resiste. É uma luta que nos desgasta...
A dra. Sofia bem me diz que podia ser pior, pois seja uma ou outra, ambas as patologias têm cura... Só que dói ver a minha menina a sofrer :-( e sentir-me tão impotente perante tudo isto.
Sei que é um pouco utópico, mas façam figas... Não vou suportar perder outra companheira, depois de tudo quanto já aconteceu este ano e não há tanto tempo quanto isso (apenas três meses... e ainda me parece que foi ontem).
Rosália, 18/07/2009
Os meus cantinhos