Esta é a minha "piratinha", a menina dos meus olhos. Chegou cá a casa com pouco mais de um mês e meio. Foi abandonada à porta de casa de uma amiga e colega de trabalho, com menos de duas semanas de idade e uma infecção de coriza que acabou por roubar-lhe a vista direita. Houve mesmo um veterinário (será que podemos chamar-lhe isso?) que defendeu ser melhor abatê-la do que tratá-la. Com quatro semanas e meia (mais ou menos), foi operada sob anestesia geral para lhe retirarem o globo ocular, entretanto rejeitado pelo organismo. As hipóteses de sobrevivência eram ínfimas. Ela venceu.
Além de preta e "pirata", é uma lutadora. Aqui a dona também foi, para conseguir trazê-la. Ninguém podia ficar com ela e eu sempre quisera um animal. Como tinha medo de cães (já o perdi, pelo menos de alguns!), achei o máximo ter uma gatinha. Não sabia nada sobre gatos ou cuidados inerentes aos mesmos, mas arrisquei.
Chegou assustada, medrosa mas ao fim da tarde já ronronava no meu colo. Durante um mês tive de dar-lhe injecções, xaropes (com uma seringa, sendo que metade da dose era tomada pela minha roupa ou pelo avental), e pôr gotas na vista que ficara, a fim de evitar que cegasse. Foi duro... Já viram o que é pegar num bebé que cabe sentado na palma da vossa mão, pôr-lhe o cachaço e descoberto e espetar lá uma agulha? Pois...
Hoje, quase três anos depois, a minha menina já é mamã (fruto de lhe termos arranjado um companheiro, cujo "tratamento" descuidámos!) e a nossa família já conta com quatro elementos felinos que, a seu tempo, aqui serão apresentados. Por vontade do dono Paulo, que insiste em dizer que não gosta nada deles (e depois é vê-lo na brincadeira com os "pestinhas"!), até já tinham uma homepage exclusivamente deles, mas a dona confessa: Sou louca pelos meus bichanos, adoro-os mas não tenho "pachorra" assim para escrever muito e cuidar de um site. Já o meu cantinho é diferente, não concordam?
"Piratinha" da dona, és a menina dos meus olhos, a minha fiel companheira nos piores momentos que já vivi desde que chegaste e sabes que mais? Só te falta falar... e aprender que a água não se bebe da torneira do lava-louça! Ronrom...
Rosália
Os meus cantinhos